CIENTEC

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mini-curso: Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Inserida nas atividades da Semana da Alimentação 2012, a sbCTA-RS realizará em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS e a Fundação de Ciência e Tecnologia - CIENTEC, um Curso de Capacitação em Boas Práticas em Serviços de Alimentação, como parte das comemorações dos 70 anos da CIENTEC.

O Curso, com o subtítulo "Estamos preparados para a COPA 2014?", será ministrado pelos professores Eduardo César Tondo e Ana Beatriz Almeida de Oliveira e destina-se a profissionais que atuam em serviços de alimentação, profissionais e estudantes da área de alimentos. 



O curso poderá ser assistido por webconferência em diversos locais do Estado (sem direito a certificado).


Clique nas imagens para ampliar!


Ministrantes: Eduardo Cesar Tondo: Chefe do Laboratório de Microbiologia e Controle de Alimentos ICTA/UFRGS. Autor do livro Microbiologia e Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos. É revisor de periódicos científicos e tem mais de 30 publicações nacionais e internacionais. Tem atuado fortemente como consultor de orgãos de fiscalização de alimentos e como consultor em dezenas de indústrias de alimentos, vinculando produção científica e resolução de problemas na produção de alimentos. É especialista do Bureau Veritas Certification em indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Já orientou mais de duas dezenas de implementações do sistema Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) em indústrias de alimentos e serviços de alimentação.

Ana Beatriz Almeida de Oliveira : Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Curso de Nutrição/UFRGS e Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do escolar da UFRGS (CECANE_UFRGS). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Microbiologia dos alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação escolar, perfil dos trabalhadores, controle de qualidade e restaurantes.

Carga horária:4 horas – 19/10/2012 - das 13:30 às 17:30 h

Local: Auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA/ UFRGS)ICTA – INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – UFRGSAv. Bento Gonçalves, 9500 – Campus do Vale – Prédio 43.212 - CEP: 91501-970 - Porto Alegre
Profissionais que atuam em serviços de alimentação, profissionais e estudantes da área de alimentos.

Número de Vagas:
100 pessoas presencial (com certificado) / possibilidade via internet (sem certificado)

Promoção: 
CIENTEC - Fundação de Ciência e TecnologiaSBCTA/RS – Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos / Regional RSICTA/UFRGS – Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFRGS

Conteúdo:
Doenças Transmitidas por Alimentos no RS, Brasil e no Mundo.Contaminantes de alimentos (perigos biológicos, químicos e físicos).
Microrganismos deteriorantes e patogênicos.
Quem deve implementar as Boas Práticas?
Qual a diferença entre serviços de alimentação e as industrias de alimentos?
A diferença entre BP e BPF.As BP para serviços de alimentação segundo a Portaria 78/2009 -SES/RS e RDC 216/2004 ANVISA.Instalações.Controle da água.
Hábitos higiênicos.
Procedimentos de higienização.
Principais sanificantes utilizados.
Controle de tempo e temperatura (cocção, manutenção a quente e a frio, resfriamento, descongelamento, entre outros).
O manual de BP.
Os procedimentos Operacionais Padronizados (POP).
Necessidade de Registros.
Monitoração e verificação.

Inscrições:

Organizadores e Parceiros –R$30,00
Público em geral – R$60,00 
O pagamento deverá ser feito através de depósito bancário:Banco: Banco do Brasil     Agência: 1899-6     Conta Corrente: 320800-1
Titular:  Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
CNPJ: 46113742-0003/96 O comprovante de pagamento bem como a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, deverão ser enviados para sbctars@ufrgs.br.  A comprovação de filiação às entidades/ instituições organizadoras ou parceiras deverá ser realizada no dia do curso. A falta de comprovação implicará na cobrança da diferença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário